O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental elaborado por a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para o horizonte de quatro anos.
A partir da lei de 27 de dezembro de 2019, o novo Plano Plurianual da União é sancionado. São anexados quatro anexos:
*No anexo I estão os programas finalistas do Plano
*No anexo II estão os programas de gestão
*No anexo III, os investimentos plurianuais prioritários
*No último anexo IV, existem os investimentos plurianuais de empresas estatais não dependentes.
Anexos do plano: Plano Plurianual 2020-2023
A próxima análise do vínculo com os ODS é realizada nos programas detalhados no Anexo II, guiados pelas seguintes diretrizes:
*Aprimoramento da governança, da modernização do Estado e da gestão pública federal, com eficiência administrativa, transparência da ação estatal, digitalização de serviços governamentais e promoção da produtividade da estrutura administrativa do Estado.
*Eficiência da ação do setor público, com a valorização da ciência e tecnologia e redução da ingerência do Estado na economia.
*Garantia do equilíbrio das contas públicas, com vistas a reinserir o Brasil entre os países com grau de investimento.
*Intensificação do combate à corrupção, à violência e ao crime organizado.
*Promoção e defesa dos direitos humanos, com foco no amparo à família.
*Dedicação prioritária à qualidade da educação básica, especialmente a educação infantil, e à preparação para o mercado de trabalho.
*Ampliação da cobertura e da resolutividade da atenção primária à saúde, com prioridade na prevenção, e o fortalecimento da integração entre os serviços de saúde.
*Ênfase na geração de oportunidades e de estímulos à inserção no mercado de trabalho, com especial atenção ao primeiro emprego.
*Promoção da melhoria da qualidade ambiental, da conservação e do uso sustentável de recursos naturais, considerados os custos e os benefícios ambientais.
*Ampliação do investimento privado em infraestrutura, orientado pela associação entre planejamento de longo prazo e redução da insegurança jurídica.
*Desenvolvimento das capacidades e das condições necessárias à promoção da soberania e dos interesses nacionais, consideradas as vertentes de defesa nacional, as relações exteriores e a segurança institucional.
*Simplificação e a progressividade do sistema tributário, a melhoria do ambiente de negócios, o estímulo à concorrência e a maior abertura da economia nacional ao comércio exterior, priorizando o apoio às micro e pequenas empresas e promovendo a proteção da indústria nacional em grau equivalente àquele praticado pelos países mais industrializados.
PROGRAMA: 2223
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro
PROGRAMA: 1031
Promover o desenvolvimento da agropecuária sustentável, da pesca artesanal e da aquicultura familiar.
PROGRAMA: 5017
Promover ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos, com qualidade, segurança, eficácia, em tempo oportuno, promovendo seu uso racional.
PROGRAMA: 5018
Promover a ampliação da oferta de serviços da atenção especializada com vista à qualificação do acesso e redução das desigualdades regionais.
PROGRAMA: 5024
Promover atenção integral a gestantes e crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida
PROGRAMA: 5019
Promover a ampliação e a resolutividade das ações e serviços da atenção primária de forma integrada e planejada
PROGRAMA: 3004
Incrementar a eficiência, a segurança e a qualidade da aviação civil.
PROGRAMA: 2201
Aumentar a qualidade da prestação de serviços à sociedade, modernizando o ambiente de negócios e a gestão pública, com ênfase na transformação digital dos serviços públicos.
PROGRAMA: 2204
Otimizar a capacidade científica do país na dimensão dos desafios da realidade brasileira
PROGRAMA: 2209
Reduzir a participação do Estado na economia.
PROGRAMA: 4001
Ampliar e modernizar a difusão para a sociedade de conteúdos de interesse público e de atos e matérias do Governo Federal.
PROGRAMA: 2205
Promover o acesso universal e ampliar a qualidade dos serviços de comunicações do país
PROGRAMA: 1041
Fortalecer a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios do uso da Biodiversidade e dos Recursos Naturais, de forma a combater e reverter as suas perdas e a redução dos serviços ecossistêmicos, por meio de políticas públicas integradoras.
PROGRAMA: 6011
Realizar ações de cooperação com o desenvolvimento nacional, a defesa civil e as ações governamentais em benefício da sociedade.
PROGRAMA: 5025
Consolidar a cultura como mais um eixo estratégico de desenvolvimento sustentável, provendo o acesso, a produção e a fruição da cultura, o exercício dos direitos culturais, a preservação e a difusão da memória e do Patrimônio Cultural.
PROGRAMA: 2202
Promover a sanidade da produção agropecuária, a idoneidade e inocuidade de seus insumos e produtos
PROGRAMA: 6012
Preparar adequadamente as Forças Armadas para a defesa do país contra ameaças, a proteção de sua ordem institucional e de suas riquezas.
PROGRAMA: 5020
Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e
sustentável.
PROGRAMA: 2217
Estimular o desenvolvimento de territórios, cidades e regiões, ampliando a estruturação produtiva e urbana, e a provisão de serviços públicos para a redução das desigualdades socioeconômicas, em múltiplas escalas.
PROGRAMA: 5011
Elevar a qualidade de Educação Básica, promovendo o acesso, a permanência e a aprendizagem com equidade.
PROGRAMA: 6016
Elevar a qualidade de Educação Especial, promovendo o acesso, a permanência e a aprendizagem com equidade
PROGRAMA: 6015
Ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE
PROGRAMA: 5012
Ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, em especial nos cursos técnicos e de qualificação profissional, adequando-se a oferta às demandas do setor produtivo.
PROGRAMA: 5013
Fomentar a formação de pessoal qualificado, fortalecendo a assistência estudantil, e
a inovação de forma conectada às demandas do setor produtivo e às necessidades da sociedade em um mundo globalizado.
PROGRAMA: 2210
Aumentar a efetividade das políticas ativas de mercado de trabalho na inserção dos trabalhadores na atividade produtiva.
PROGRAMA: 3001
Assegurar o suprimento de energia elétrica ao mercado brasileiro em condições adequadas de qualidade e equilíbrio entre segurança e preço, de forma sustentável.
PROGRAMA: 5026
Garantir o acesso do cidadão brasileiro ao esporte por meio de políticas públicas inclusivas e sustentáveis de forma a desenvolver o esporte educacional, de formação, de participação (lazer) e de alto rendimento em edificações e espaços esportivos adequados propiciando o exercício da cidadania, o bem-estar físico, mental e social, bem como a valorização do cidadão e também do atleta, inclusive combatendo o uso de métodos e substâncias proibidas, de forma a garantir a idoneidade em competições esportivas
PROGRAMA: 5014
Realizar estudos, levantamentos estatísticos, exames e avaliações educacionais, buscando o aprimoramento contínuo e a adequação às demandas, à complexidade da oferta educacional e à diversidade e amplitude do território nacional, de forma a oferecer evidências abrangentes e fidedignas sobre a educação brasileira que contribuam para a indução da melhoria do ensino ofertado.
PROGRAMA: 4003
Garantir a estabilidade monetária e um sistema financeiro sólido e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do país.
PROGRAMA: 3002
Ampliar a participação do setor mineral na economia com sustentabilidade, governança, segurança jurídica, estabilidade regulatória e inovação
PROGRAMA: 2218
Investir na Compreensão e Redução do Risco, Ampliar a Preparação e Reduzir os Efeitos dos Desastres.
PROGRAMA: 5021
Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade.
PROGRAMA: 1040
Promover a regularização da ocupação e do domínio da terra
PROGRAMA: 5027
Ampliar os meios de acesso da população às políticas de inclusão social e produtiva cidadã, considerando as especificidades regionais e territoriais.
PROGRAMA: 5028
Aliviar a pobreza por meio da garantia de renda e da promoção de acesso a serviços de educação, saúde e assistência social
PROGRAMA: 2211
Alcançar maior inserção do Brasil na economia internacional.
PROGRAMA: 5015
Fortalecer a Promoção de Direitos e a Aplicação da Justiça
PROGRAMA: 2212
Aumentar a produtividade e a competitividade da indústria, do comércio, dos serviços e das MPEs em comparação a outras economias mundiais, fomentando a concorrência dos mercados.
PROGRAMA: 2219
Aprimorar o planejamento, a gestão e a infraestrutura de mobilidade urbana em cidades e regiões
PROGRAMA: 2213
Modernizar as relações trabalhistas para promover competitividade e proteção ao trabalhador.
PROGRAMA: 2220
Promover o acesso e a melhoria das condições de moradia.
PROGRAMA: 1058
OImplementar políticas, ações e medidas para o enfrentamento da mudança do clima e dos seus efeitos, fomentando uma economia resiliente e de baixo carbono.
PROGRAMA: 2214
Garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário, com foco na proteção do cidadão e na melhoria da qualidade dos serviços.
PROGRAMA: 6013
Promover o conhecimento científico e tecnológico, a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a gestão efetiva dos espaços costeiro e marinho e os interesses do país nos oceanos e Antártica.
PROGRAMA: 2203
Prover conhecimentos e tecnologias adequadas para a adoção de soluções para o setor agropecuário, fomentando a competitividade, a rentabilidade da produção, a segurança alimentar e nutricional, e o desenvolvimento da agropecuária.
PROGRAMA: 3003
Desenvolver as indústrias do petróleo, gás natural e seus derivados e dos biocombustíveis e promover o abastecimento nacional.
PROGRAMA: 2215
Alcançar o equilíbrio fiscal de forma a favorecer o crescimento econômico.
PROGRAMA: 2216
Garantir a defesa dos interesses e valores do Brasil nas relações internacionais e a prestação de serviços consulares de excelência ao cidadão brasileiro.
PROGRAMA: 2206
Promover o desenvolvimento da tecnologia nuclear e suas aplicações, para ampliar a capacidade de oferta de produtos e serviços, para atender a demanda e os benefícios dos usos pacíficos da energia nuclear e das radiações ionizantes, de forma segura e sustentável
PROGRAMA: 6014
Reduzir o desmatamento e os incêndios nos biomas e aperfeiçoar o controle ambiental
PROGRAMA: 5029
Identificar, caracterizar, localizar e dar visibilidade à situação de vulnerabilidade das famílias para a promoção da inclusão social
PROGRAMA: 2207
Aumentar a autonomia nacional no atendimento das demandas por produtos e serviços espaciais
PROGRAMA: 5030
Integrar ações intersetoriais, especialmente nas áreas de atividade física, esporte e lazer, cultura e desenvolvimento social com o objetivo de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
PROGRAMA: 5034
Ampliar o acesso e o alcance das políticas de direitos, com foco no fortalecimento da família, por meio da melhoria da qualidade dos serviços de promoção e proteção da vida, desde a concepção, da mulher, da família e dos direitos humanos para todos
PROGRAMA: 0617
Promover e proteger os direitos sociais e culturais e o direito à cidadania dos povos indígenas, asseguradas suas especificidades nas políticas públicas.
PROGRAMA: 4005
Promover a defesa, o assessoramento e a consultoria jurídica, de forma a gerir os riscos jurídicos da atuação da União.
PROGRAMA: 5031
Garantir Serviços e Benefícios Socioassistenciais às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais, com respeito à diversidade de públicos e territórios.
PROGRAMA: 5022
Fortalecer a proteção, promoção e recuperação da Saúde Indígena
PROGRAMA: 1043
Promover a melhoria da qualidade ambiental urbana, com ênfase nos temas prioritários: combate ao lixo no mar, gestão de resíduos sólidos, áreas verdes urbanas, qualidade do ar, saneamento e qualidade das águas, e áreas contaminadas.
PROGRAMA: 2221
Ampliar a Segurança Hídrica.
PROGRAMA: 5032
Estabelecer políticas públicas efetivas voltadas aos usuários e dependentes químicos e seus familiares, no que se refere a prevenção, tratamento, acolhimento e recuperação, culminando com a sua reinserção social
PROGRAMA: 2222
Ampliar o Acesso da População a Serviços Adequados de Saneamento Básico
PROGRAMA: 5033
Ampliar a oferta e o acesso à água e a alimentos adequados e saudáveis para as pessoas em situação de vulnerabilidade social fortalecendo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
PROGRAMA: 4002
Aprimorar a articulação e o assessoramento político/estratégico nas questões relacionadas à soberania, aos interesses nacionais e à segurança do Estado e da sociedade.
PROGRAMA: 5016
Fortalecer a prevenção e o enfrentamento à criminalidade com ênfase no combate à corrupção, ao crime organizado e ao crime violento
PROGRAMA: 2208
Promover o empreendedorismo, inovação e tecnologias aplicadas, com aumento do impacto do dispêndio público, amplificando a contribuição para o desenvolvimento sustentável
PROGRAMA: 4004
Fortalecer a Governança, a Gestão, a Transparência, a Participação Social e o Combate à Corrupção
PROGRAMA: 3005
Promover a eficiência, a qualidade e a segurança do sistema de transporte aquaviário, aumentando a sua disponibilidade e competitividade
PROGRAMA: 3006
Promover a eficiência do sistema de transporte terrestre e trânsito.
PROGRAMA: 5023
Reduzir ou controlar a ocorrência de doenças e agravos passíveis de prevenção e controle